woohoo news

notícia


1/8/2012

XTERRA costa verde: é hora de correr, nadar e pedalar

Maior evento de cross country brasileiro, que acontece em Mangaratiba (RJ), nos dias 11 e 12 de agosto, contará com a tradicional prova de triathlon


Existem os esportistas que adoram gastar a sola dos tênis em corridas por trilhas, os que amam pedalar por terrenos acidentados e os que fazem da água seu habitat e não economizam nas braçadas a céu aberto. E também existem aqueles que não se contentam com apenas um prazer esportivo e reúnem o desejo de correr, pedalar e nadar numa só atividade: o triathlon. A paixão pelo esporte, sozinha, não seria capaz de fazer um atleta completar um percurso de 1,5 km de natação, 22,5 km de mountain bike e 9 km de corrida, como será encontrado em Mangaratiba, no dia 11 de agosto. É necessário muito preparo físico e psicológico.

Mateus Ferraz, renomado corredor de aventura que estreia este ano no Triathlon do XTERRA, acredita que as respostas às transições dentro da própria prova - entre natação e mountain bike e entre esta e a corrida - são pontos cruciais do triathlon.

"Ao sair da água, a sensação é a de que o corpo não responde. Ocorre uma demora para se acostumar as pedaladas, e o mesmo quando se deixa a bike de lado para iniciar a corrida", disse Mateus, para, em seguida, trocar da análise física para a psicológica: "No XTERRA, devido aos obstáculos naturais, há a necessidade de concentração total para evitar os erros. O atleta é muito exigido psicologicamente, pois não dá para entrar no automático."

Apesar das exigências do triathlon, existe o outro lado da moeda que faz todo o esforço valer a pena. A interação com paisagens de rara beleza e a possibilidade de conhecer a grande diversidade ambiental brasileira são dois "prêmios" que o XTERRA proporciona.

"O competidor cross country gosta de novos desafios, de poder explorar as mais diversas regiões, diferentes obstáculos naturais. As provas do XTERRA possuem um visual único. Quando o atleta, durante uma competição, olha ao seu redor, deveria agradecer. O que se vê é tão belo que as dores são esquecidas e ele ganha uma recarga de energia", afirma o triatleta Cid Santos.

O triathlon é um dos pioneiros no esporte cross country brasileiro e é disputado desde a primeira edição do XTERRA, em 2005. O XTERRA COSTA VERDE também terá as provas de Endurance (intimidadores 50 km de corrida), Night Run (corridas noturnas por trilhas nas distâncias de 9 ou 18 km), Swim Challenge (maratonas aquáticas de 1,5 ou 3 km) e Kids Mini Corrida (competições infantis).


Cronograma Xterra Costa Verde

Sexta-feira, 10 de agosto

13:00 - 22:00 Entrega de kits - todas as provas
19:00 - 20:00 Simpósio Técnico Triathlon e XTERRA Endurance

Sábado, 11 de agosto

08:00 - 19:00 Entrega de kits - todas as provas

09:00 - Largada XTERRA Costa Verde(Triathlon)
14:00 Largada The North Face XTERRA Endurance 50K
18:00 Largada XTERRA Night Run 18k
19:00 Largada XTERRA Night Run 9k

Domingo, 12 de agosto

07h30 às 8h30 – Entrega de kits
09:00 Largada Swim Challenge 1,5km e 3km
10:30 Largada XTERRA Kids Mini Corrida


Texto: In Press Media Guide
Foto: Divulgação


todos os programas

todas as notícias

1 |  2 |  3 |  4 |  5 
Próxima