woohoo news

notícia


28/6/2012

Pela primeira vez no Brasil, Mini velódromo é destaque na Virada Esportiva

Apaixonados por bikes terão a chance de encarar pela primeira vez o Mini Drome, que será instalado no Memorial da América Latina


Elas são feitas a mão, simples, elegantes e possuem cores berrantes e muito estilo. A cada dia que passa as bicicletas “fixed gear” ou “roda fixa” ganham um maior número de adeptos no Brasil. Durante a Virada Esportiva, que acontece em São Paulo neste fim de semana (30 de junho e 1º de julho), elas abandonam as ruas e invadem o Memorial da América Latina onde, pela primeira vez, será construído no país o Red Bull Mini Drome.
Mas afinal, o que é uma fixed gear? São bikes que não possuem catraca na roda traseira e o pinhão é rosqueado diretamente ao cubo. Ou seja, são bikes em que, sempre que a roda gira, os pedais giram junto. Dessa forma, o ciclista jamais pode parar de pedalar. E, somente com a força das pernas, o ciclista pode parar a bicicleta ou, se quiser, até andar de marcha ré.
E afinal, o que é o Mini Drome? É um mini velódromo que, por ter tamanho menor do que o original, exige muito mais força, resistência e controle mental dos competidores. As bicicletas atingem velocidade superior a 30 km/h e o competidor não pode parar de pedalar nunca. Depois de passar por 16 países em todo o mundo (como Paris, Tóquio, Toronto e Orlando),ele chega pela primeira vez ele chega ao Brasil.
Para a Virada Esportiva, os dois mundos se encontram e dezesseis atletas acostumados a andar de Fixed Gear no Brasil irão encarar o Mini Drome em uma batalha um contra um. No sábado, quarenta atletas entram na pista às 17h, abrindo a Virada Esportiva. Os dezesseis melhores tempos voltam para a final, que acontece no domingo à partir das 11h.
Após o final do evento, será montada uma clínica no Mini Drome para todos que quiserem se iniciar no esporte. Duas bicicletas estarão disponíveis para aqueles que querem tentar e não possuem o equipamento adequado.
“Principalmente na Europa, estas bikes estão sendo cada vez mais utilizadas por carteiros, mensageiros e para serviços de entrega em geral. No Brasil, esta cultura chegou a pouco tempo e está ganhando cada vez mais força. Está cada vez mais comum ver pessoas andando de fixed gear em São Paulo”, comentou Pablo Gallardo, um dos curadores do evento e um dos responsáveis pela Tag and Juice, parceira no projeto.
Outros eventos
Além do Minidrome, outras atrações prometem agitar a Virada Esportiva. Em frente aos correios, no Vale do Anhangabaú, no dia 1º de julho, às 15 horas, acontece a final do Campeonato Brasileiro de Skate Vertical. Alguns dos maiores nomes do esporte nacional, como Cristiano Mateus, Digo Menezes, Marcelo Kosake e Karen Jones estarão brigando pelo título de melhor skatista do país.
Às 21h do sábado (30.06), o Viaduto do Chá será por alguns dos melhores pilotos de Motocross Freestyle do Brasil. Jeff Campaci, Marcelo Simões e Pedro Nougali irão voar a mais de trinta metros de altura e desfilar seu arsenal de radicais que poucas pessoas do mundo tem coragem de fazer em uma Jam do Red Bull X-Fighters, principal competição de motocross freestyle do mundo.


todos os programas

todas as notícias

1 |  2 |  3 |  4 |  5 
Próxima