woohoo news
notícia
22/5/2012
Saquarema Prime começa com ótimas ondas
Mar clássico na Praia de Itaúna com esquerdas perfeitas de 6-8 pés para a abertura da etapa do ASP World Prime
O mar baixou um pouco em relação à segunda-feira de ondas gigantes na Praia de Itaúna, mas ficou clássico com esquerdas perfeitas de 6-8 pés para o início do Coca-Cola apresenta Quiksilver Saquarema Prime 2012 na terça-feira. As condições foram elogiadas por todos os competidores, principalmente pelos estrangeiros que são maioria com 62 participantes de dezessete países, contra 34 brasileiros. A disputa pelos 6.500 pontos no ranking mundial unificado, que estão em jogo nesta quarta etapa do ASP World Prime do ano, prossegue até domingo na "Cidade do Surf" da Região dos Lagos do Rio de Janeiro.
O Quiksilver Saquarema Prime começou com uma triagem iniciada às 6:30 horas na Praia de Itaúna. Na batalha final pelas duas vagas de convidados que completaram o quadro dos 96 surfistas da primeira fase, o peruano Cristobal de Col e o paulista Caio Ibelli derrotaram o havaiano Fredrick Patacchia e o carioca Lucas Silveira. Entre as semifinais e a final da triagem, foi realizada a primeira bateria do campeonato, que foi vencida pelo carioca Simão Romão, um dos três convidados da ASP South America, escritório regional da ASP na América do Sul.
"Só tenho que agradecer à ASP South America por ter me dado o wildcard (convite) e quero fazer valer a pena essa vaga", disse Simão Romão. "Eu fiquei um mês e meio parado por causa de uma contusão na coxa esquerda, só voltei a surfar há uma semana, sinto um pouco de dor ainda, mas lá dentro a gente esquece disso tudo. O mar está perfeito, lindo, uma pista de esquerdas e eu só queria achar uma onda boa porque a bateria era muito difícil. Felizmente consegui surfar bem e vencer a bateria, então estou muito feliz".
DEFENSOR DO TÍTULO - O havaiano Sebastien Zietz se classificou em segundo lugar, com ambos eliminando uma das estrelas da elite do ASP Tour, o paulista Miguel Pupo, além do taitiano Alain Riou. A competição começou em alto nível e o australiano Kai Otton já fez a sua primeira defesa do título do Quiksilver Saquarema Prime na quarta bateria. Ele estreou com vitória sobre o paulista Hizunomê Bettero (segundo lugar), o havaiano Kiron Jabour (terceiro) e o baiano Rudá Carvalho (quarto), saindo satisfeito com a excelente condição do mar na Praia de Itaúna.
"As condições estão perfeitas, o mar está fantástico", destacou Kai Otton. "Desde ontem (segunda-feira), quando entrei pela primeira vez para surfar aqui, fiquei bastante empolgado. Está muito divertido. As condições este ano estão bem melhores do que no ano passado quando venci o campeonato num mar muito mexido. Se continuar assim vai ser muito legal e vou fazer de tudo para tentar conquistar um segundo título aqui esse ano".
Outro top do ASP Tour também começou vencendo a bateria seguinte, o norte-americano Damien Hobgood, que já tem uma vitória na etapa brasileira do WCT em seu currículo, quando ela era realizada em Imbituba (SC). Damien é um dos surfistas que não estão entre os 22 primeiros colocados no ranking principal deste ano e está garantindo sua permanência na elite pela divisão de acesso. Ele e o seu irmão gêmeo, C. J., são as principais atrações dos Estados Unidos em Saquarema.
"As condições estão excelentes pra competir, muito, muito boas", falou Damien Hobgood. "Sem dúvidas, foi uma das melhores ondas que surfei este ano no mundo. As ondas estão perfeitas, esquerdas bem longas e o mar está clássico. Saquarema é incrível, tem uma área muito boa, dá para você aproveitar bem a onda e aí é só tentar fazer o seu melhor. Estou feliz, muito feliz mesmo por encontrar ondas tão boas assim aqui no Brasil".
DESTAQUES DO DIA - Logo após esta bateria, as condições ficaram ainda melhores na mudança da maré para os surfistas registrarem os recordes do primeiro dia. O irlandês Glenn Hall foi o primeiro a se destacar com uma nota 9 em uma longa esquerda que foi destruída por várias manobras. Logo o paulista Alex Ribeiro aumentou o maior placar do campeonato para 16,30 pontos, porém todas as marcas foram batidas pelo neozelandês Billy Stairmand, que surfou a melhor onda do dia - nota 9,23 - para atingir 17,06 pontos de 20 possíveis.
"Estou muito feliz, tem altas ondas e eu consegui pegar longas esquerdas para vencer a bateria", disse Billy Stairmand. "A condição do mar está excelente e este lugar é fantástico, um pointbreak de esquerdas incríveis, muito boas mesmo".
PRINCIPAIS CABEÇAS DE CHAVE - O cabeça de chave número 1 do Coca-Cola apresenta Quiksilver Saquarema Prime, também estreou com vitória na terça-feira. O catarinense Alejo Muniz não começou bem a bateria, mas surfou uma das melhores ondas do dia - nota 9,00 - para derrotar o francês Romain Cloitre, o peruano Cristobal de Col e o havaiano Kai Barger.
"Na verdade, pra mim a bateria só teve os 15 minutos finais, porque antes eu não consegui fazer nada", admitiu Alejo Muniz. "Eu sabia que tinha que surfar duas ondas certeiras, fazer o máximo que pudesse nelas, porque senão eu perderia. Acho que o meu santo é forte, porque veio a onda boa, fiz as manobras até o final sem cair que valeu aquele nove e ainda deu tempo de chegar lá fora para pegar outra que valeu a virada. Mas, foi difícil e espero que nas próximas não seja assim".
Já o cabeça de chave número 2, Gabriel Medina, não brilhou tanto e se classificou em segundo lugar no confronto vencido por Jonathan Gonzalez, das Ilhas Canárias. O francês Marc Lacomare e o paulista Caio Ibelli acabaram eliminados nessa bateria. "O importante era passar pra próxima fase. Eu consegui e agora é tentar soltar mais o meu surfe nas próximas baterias", falou Medina.
CHAMADA ÀS 6:30 HORAS - Assim como na terça-feira, a primeira chamada da quarta-feira também foi marcada para as 6:30 horas na Praia de Itaúna. No primeiro dia foi realizada até a 17.a bateria da primeira fase e a 18.a que vai abrir a quarta-feira é encabeçada pelo catarinense Willian Cardoso, que já venceu esta etapa de Saquarema em 2010 e é um dos brasileiros que estão entre os dez surfistas que se classificam para o ASP World Tour pelo ranking mundial unificado. Seus adversários são o australiano Mitch Crews, o espanhol Aritz Aranburu e o carioca Leandro Bastos.
O Coca-Cola apresenta Quiksilver Saquarema Prime 2012 é realizado pela Adding Sports com o patrocínio da Coca-Cola e da Quiksilver, além do apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro através da Secretaria de Esporte e Lazer, da Prefeitura Municipal de Saquarema, da Concessionária CCR Via Lagos, da loja 900 Graus, da Associação de Surf de Saquarema e da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro. O evento é homologado pela ASP South America como quarta etapa do ASP World Prime 2012 e também vale 6.500 pontos para o ranking sul-americano. Parceiros de Mídia: ESPN Brasil, Revista Fluir e Waves/Terra.
TRANSMISSÃO AO VIVO: A transmissão ao vivo do evento pela internet pode ser acessada pelo site da ASP South America - www.aspsouthamerica.com.br
PRIMEIRA FASE DO QUIKSILVER SAQUAREMA PRIME - 96 participantes em 24 baterias:
- 1.o e 2.o=Segunda Fase / 3.o=49.o lugar (US$ 1.000 e 400 pts) e 4.o=73.o (US$ 750 e 380 pts):
1.a: 1-Simão Romão (BRA), 2-Sebastien Zietz (HAV), 3-Miguel Pupo (BRA), 4-Alain Riou (TAH)
2.a: 1-Gabe Kling (EUA), 2-Michael Dunphy (EUA), 3-Tom Whitaker (AUS), 4-Richard Christie (NZL)
3.a: 1-Luke Davis (EUA), 2-Patrick Gudauskas (EUA), 3-Kevin Sullivan (HAV), 4-Cory Lopez (EUA)
4.a: 1-Kai Otton (AUS), 2-Hizunomê Bettero (BRA), 3-Kiron Jabour (HAV), 4-Rudá Carvalho (BRA)
5.a: 1-Damien Hobgood (EUA), 2-Bino Lopes (BRA), 3-Shaun Joubert (HAV), 4-Jessé Mendes (BRA)
6.a: 1-Glenn Hall (IRL), 2-Tomas Hermes (BRA), 3-Nathaniel Curran (EUA), 4-Garrett Parkes (AUS)
7.a: 1-Nat Young (EUA), 2-Perth Standlick (AUS), 3-Dale Staples (AFR), 4-Ricardo dos Santos (BRA)
8.a: 1-Alex Ribeiro (BRA), 2-Charles Martin (GLP), 3-Davey Cathels (AUS), 4-Tiago Pires (PRT)
9.a: 1-Billy Stairmand (NZL), 2-Gabriel Villaran (PER), 3-Travis Logie (AFR), 4-Robson Santos (BRA)
10: 1-Kolohe Andino (EUA), 2-Chris Ward (EUA), 3-Jano Belo (BRA), 4-Halley Batista (BRA)
11: 1-Jean da Silva (BRA), 2-Joan Duru (FRA), 3-Hodei Collazo (ESP), 4-Maxime Huscenot (FRA)
12: 1-Alejo Muniz (BRA), 2-Romain Cloitre (FRA), 3-Cristobal de Col (PER), 4-Kai Barger (HAV)
13: 1-Jonathan Gonzalez (CNY), 2-Gabriel Medina (BRA), 3-Caio Ibelli (BRA), 4-Marc Lacomare (FRA)
14: 1-Messias Felix (BRA), 2-Brian Toth (PRI), 3-Charlie Brown (BRA), 4-Dion Atkinson (AUS)
15: Matt Wilkinson (AUS), Mitchel Coleborn (AUS), Adrien Toyon (REU), Yujiro Tsuji (JAP)
16: Adam Melling (AUS), Mason Ho (HAV), Gony Zubizareta (ESP), Matt Pagan (EUA)
17: C. J. Hobgood (EUA), Blake Thornton (AUS), Bernardo Pigmeu (BRA), Yan Guimarães (BRA)
--------------------baterias que vão abrir a quarta-feira:
18: Willian Cardoso (BRA), Mitch Crews (AUS), Aritz Aranburu (ESP), Leandro Bastos (BRA)
19: Olamana Elelogram (HAV), Wiggolly Dantas (BRA), Marlon Lipke (ALE), Flavio Nakagima (BRA)
20: Brett Simpson (EUA), Jay Thompson (AUS), Yuri Sodré (BRA), David do Carmo (BRA)
21: Raoni Monteiro (BRA), Filipe Toledo (BRA), Royden Bryson (AFR), Leonardo Neves (BRA)
22: Yadin Nicol (AUS), Nathan Yeomans (EUA), Thiago Camarão (BRA), Jeronimo Vargas (BRA)
23: Granger Larsen (HAV), Tanner Gudauskas (EUA), Peterson Crisanto (BRA), Keanu Asing (HAV)
24: Heitor Alves (BRA), Jay Quinn (NZL), Lincoln Taylor (AUS), Jihad Khodr (BRA)
SEGUNDA FASE - Round of 48 - primeiras baterias já formadas:
1.a: Patrick Gudauskas (EUA), Gabe Kling (EUA), Hizunomê Bettero (BRA), Simão Romão (BRA)
2.a: Kai Otton (AUS), Sebastien Zietz (HAV), Luke Davis (EUA), Michael Dunphy (AUS)
3.a: Damien Hobgood (EUA), Glenn Hall (IRL), Charles Martin (GLP), Perth Standlick (AUS)
4.a: Nat Young (EUA), Tomas Hermes (BRA), Alex Ribeiro (BRA), Bino Lopes (BRA)
5.a: Kolohe Andino (EUA), Billy Stairmand (NZL), Joan Duru (FRA), Romain Cloitre (FRA)
6.a: Alejo Muniz (BRA), Chris Ward (EUA), Jean da Silva (BRA), Gabriel Villaran (PER)
7.a: Jonathan Gonzalez (CNY), Messias Felix (BRA) + 2.o da 15.a bateria da 1.a fase + 2.o da 16.a
8.a: Gabriel Medina (BRA), Brian Toth (PRI) + 1.o da 16.a bateria da 1.a fase + 1.o da 15.a
9.a: 1.17 + 1.18 + 2.19 + 2.20
10: 1.20 + 1.19 + 2.18 + 2.17
11: 1.21 + 1.22 + 2.23 + 2.24
12: 1.24 + 1.23 + 2.22 + 2.21
João Carvalho - Assessoria de Imprensa da ASP South America - joao@aspsouthamerica.com.br
