woohoo news

notícia


26/3/2012

Brasil será sede do Mundial de Balonismo 2014

Representantes de São Carlos e da Federação Brasileira da modalidade enfrentaram até o terremoto do Japão há um ano para inscrever a cidade paulista na disputa


A cidade de São Carlos (230 km de São Paulo) será o palco do Campeonato Mundial de Balonismo em 2014. A decisão saiu neste sábado (24), na cidade de Birstonas, Lituânia, que era a principal concorrente de São Carlos na disputa do Mundial. Será a primeira vez que a competição acontece na América do Sul. Em 2012, os Estados Unidos serão a sede.

Há exato um ano o prefeito Oswaldo Barba anunciou o compromisso de São Carlos se candidatar e ser a representante brasileira para receber o Mundial de Balonismo. “Nosso objetivo tem sido o de colocar São Carlos no cenário nacional com grandes eventos esportivos”, destaca o prefeito. Ainda em março de 2011, o assessor de Projetos Especiais da prefeitura, Emiliano Saran Azevedo, esteve no Japão para apresentar oficialmente a candidatura de São Carlos. Ele chefiava a delegação da prefeitura e, juntamente com representantes da Federação Brasileira de Balonismo, teve uma das reuniões protocolares da entidade mundial que rege o balonismo interrompida pelo grande terremoto que gerou posteriormente um tsunami devastador naquele país. “Até isso tivemos que superar. Foi um trauma, um grande susto”, relembra Azevedo.

“No Japão nós apresentamos a cidade e fornecemos todas as informações necessárias sobre infraestrutura e a capacidade para recebermos a competição”, explica o assessor. Durante os últimos 12 meses, 50 delegados de mais de 40 países analisaram as cidades que pleiteavam a competição (além de São Carlos e Birstonas, a australiana Vitória também estava entre as concorrentes). Para representar o Brasil na Lituânia estavam, pela prefeitura de São Carlos, além de Azevedo, Ricardo Morales, diretor municipal de Esportes, e também os representantes da Comissão de Aerodesporto Brasileiro, Leonel Brites e Edson Romagnolli.

“A disputa para sediar o Mundial foi muito difícil, pois a maioria dos 100 balonistas que participarão da competição é da Europa”, relatou, por telefone na manhã de hoje, o assessor de Projetos Especiais da prefeitura. São Carlos, e o Brasil, conseguiram votos dos Estados Unidos, Japão, Alemanha, Rússia, Colômbia, Holanda, Portugal, México, Argentina e Chile, entre outros países. No total foram 22 votos para São Carlos e 15 para Birstonas.

“Ganhamos na casa do adversário. Será um grande momento para a cidade, já que em 2014 o Brasil será o centro das atenções no planeta graças à Copa do Mundo de Futebol”, destaca o prefeito Barba. “Somos [São Carlos] uma das subsedes da Copa, Centro de Treinamentos das Olimpíadas e com o Mundial de Balonismo conseguiremos projetar ainda mais o nome de São Carlos no cenário nacional e internacional”, comemora o prefeito.


todos os programas

todas as notícias

Anterior
1 |  2 |  3 |  4 |  5 
Próxima