woohoo news

notícia


26/3/2012

Na praia do Tombo, em Guarujá, Lucas Silveira e Karol Ribeiro faturam os títulos do Grom Search

Outro grande destaque do evento foi Samuel Pupo, irmão de Miguel Pupo, top do WT.


Lucas Silveira e Karol Ribeiro, ambos do Rio de Janeiro, nem precisaram ganhar a etapa para comemorar seus títulos no Rip Curl Grom Search e garantirem suas vagas à final internacional do evento, em 2013, na Austrália. Coincidentemente os dois atletas ficaram em segundo lugar na segunda e decisiva disputa do Circuito, encerrada neste domingo (25), na Praia do Tombo, em Guarujá/SP, em finais disputadíssimas.
Os resultados foram suficientes para que saíssem do mar carregados pelos amigos e parentes já com as passagens asseguradas. A competição reuniu surfistas de oito estados, divididos em quatro categorias. Também ergueram as taças de melhores da temporada, o catarinense Gustavo Ramos, na iniciante (até 14 anos) e o paulista Samuel Pupo, irmão do top do WT, Miguel Pupo, na grommet (no máximo 12 anos), sem dúvida o grande destaque do final de semana.
Mas a grande atração era mesmo para as categorias dos mais velhos, a mirim e a feminina (limite de 16 anos), onde os campeões representarão o Brasil na disputa realizada simultaneamente com o Rip Curl Pro, etapa do WT em Bells Beach, na Austrália,. Os dois surfistas também ganharão passagens aéreas ida e volta, além de intercâmbio cultural, com curso intensivo de inglês no Greenwich College, oferecido pela Study Way, em casa de família na Austrália.
Na feminina, a paulista de Ubatuba, Letícia Freitas e Karol Ribeiro, de Cabo Frio, chegaram com chances. Para Letícia, era preciso vencer e torcer que Karol ficasse em terceiro. A ubatubense fez a sua parte e no dia que comemorou 16 anos venceu a etapa, mas Karol trabalhou bem e conseguiu o segundo lugar, sagrando-se campeã. “Eu sabia que não seria fácil, mas me concentrei no meu resultado”, disse Letícia.
“Fiquei ansiosa, ainda mais com a Letícia na briga e surfando bem. Deu tudo certo. Queria muito isso. Agora quero representar bem o Brasil na Austrália, porque será um sonho”, afirmou a nova campeã, de apenas 13 anos, que surfa desde os sete. “Meu irmão começou na escolinha, eu fui experimentar, ele parou e eu continuei”, contou.
Na mirim, a situação era a mesma. O paraibano Elivelton Santos, que veio da tribo de índios Potiguara, na Baía da Traição, precisava ganhar e esperar que Lucas Silveira, ficasse em terceiro. O surfista índio mostrou um surf radical, ao extremo, tirou em 7,40, para “roubar” o primeiro lugar de Lucas e depois, com um aéreo reverse, sua especialidade, somou um 7,75, para ratificar a vitória.
Lucas, por sua vez, administrou o resultado. Precisava de 9 pontos para virar o jogo, mas garantiu o segundo lugar, suficiente para ser o campeão 2012. “Participo do Rip Curl Grom Search desde os 11 anos e minha primeira vitória foi a de Saquarema (na etapa inicial deste ano). Alcancei o objetivo que acredito ser de todos os surfistas que estão começando, de ir competir na Austrália, representando o Brasil oficialmente. E conquistar o título disputando com o Elivelton, que surfa muito, valorizou ainda mais. Não foi nada fácil”, vibrou o campeão, de 16 anos.
Outro grande destaque na etapa foi o pequeno Samuel Pupo, de apenas 11 anos de idade. Na grommet ele venceu a etapa e assegurou o caneco com 100% de aproveitamento. Na final, ele não deu chances aos rivais. “Meu irmão e meu pai (Wagner Pupo) me ajudam muito sempre, me ensinam como marcar o rival, como me posicionar no mar. Fiquei bem feliz em vencer esse circuito, que é muito importante para qualquer surfista que está começando”, disse.
“Ainda sou bem novo e quero chegar longe”, complementou Samuel, que depois da vitória ficou na água e disputou a decisão da iniciante. Liderou quase toda a bateria, mostrando estar em sintonia com o mar, que estava pequeno, com meio metro, mas boa formação. Nessa disputa, Gustavo Ramos estava mais do que disposto a vencer, sabendo que levaria o título geral.
E no final da bateria o catarinense virou o resultado para sair da água como novo campeão. “Sabia que seria difícil, porque o Samuel estava muito bem, mas confiei no meu surf e fiquei esperando a onda certa e consegui virar. Esse é um título que vale muito para o currículo de qualquer surfista”, afirmou.
TAG TEAM OVERBOARD - Antes das finais individuais, um momento de disputas, mas descontraído com o Tag Team Overboard, competição por equipes. O time de São Paulo, com Marcos Correia, Wesley Dantas, Eduardo Mota e Dominik Pupo foi o vencedor. Na areia, a molecada teve muito lazer, confirmando o slogan do evento: “Muito mais do que um campeonato do surf”, com a personalização de camisetas Rip Curl, a distribuição de pipas aos competidores, que se divertiram o tempo todo, e o artista Marcello Macarrão fazendo pinturas personalizadas nas pranchas dos atletas, na ação chamada Overboard Art Search.
Também houve a gestão ambiental do evento, com o Núcleo de Informação e Educação Ambiental da Prefeitura de Guarujá, tendo como destaque a distribuição de 100 mudas nativas e a gincana de recolhimento de microlixo. “Novamente tivemos um campeonato de sucesso, com duas etapas fantásticas, com nível ótimo de surf e o sentimento de companheirismo dos atletas. No sábado fizemos a confraternização, com churrasco na praia e mostramos que podemos criar esse espírito de amizade. Todos estão de parabéns e também temos de agradecer o apoio da Prefeitura”, afirmou Fernando Gonzalez, do marketing da Rip Curl no Brasil.
O público também colaborou com o evento, prestigiando as disputas. Entre os torcedores, um “ilustre”, o top do WT, nono colocado no ranking 2011, Alejo Muniz, catarinense que hoje mora em Guarujá e se prepara para viajar para Bells Beach, para a segunda etapa do Circuito. “Minha primeira vitória em campeonatos fora de Santa Catarina foi no Rip Curl, aqui mesmo na Praia do Tombo. Eu tinha 14 anos. Foi marcante. Essa molecada está surfando muito”, afirmou Alejo, em meio a muitas fotos com fãs. Quem também esteve presente foi o paulista Piu Pereira, pioneiro do Brasil no Circuito Mundial Profissional. “É muito bom ver essa molecada competindo num circuito muito bem organizado. Estão se preparando para o futuro”, comentou.
Vale lembrar que os vencedores da etapa no Tombo ganharam bolsas de estudos completas em idiomas, parceria com a Wizard. Para saber mais sobre o Rip Curl Grom Search, há o hotsite http://www.br.ripcurl.com/?gromsearch12.
O circuito Rip Curl Grom Search 2012 foi realizado pela Rip Curl, com os patrocínios das lojas 900 Graus e Overboard, apoios da Wizard, Study Way, Jandaia, Skygraf e das prefeituras de Saquarema e de Guarujá. Supervisão da Federação Paulista de Surf (FPS) e da Federação de Surf do Rio de Janeiro (Feserj), com homologação da Confederação Brasileira de Surf (CBS). Cobertura da Revista Fluir e do portal Waves. Apoio local das Associações de Surf de Saquarema (ASS) e de Guarujá (ASG).

RANKING FINAL DE 2012
MIRIM
1 Lucas Silveira (RJ) – 1.900
2 Elivelton Santos (PB) – 1.810
3 Gabriel André (SP) – 1.431
4 Dávio Figueiredo (RJ) – 1.187

FEMININO
1 – Karol Ribeiro (RJ) – 1.800
2 Letícia Freitas (SP) – 1.729
3 – Kayane Reis (RJ) – 1.531
4 – Julia Santos (SP) e Dominik Pupo (SP) – 1.466

INICIANTE
1 – Gustavo Ramos (SC) – 1.656
2 – Leonardo Guimarães (SP) – 1.466
3 – Renan Pulga (SP) – 1.431
4 – João Vitor (RJ) – 1.385

GROMMET
1 Samuel Pupo (SP) – 2.000
2 João Vitor (RJ) – 1.710
3 Mateus Herdy (SC) – 1.539
4 Lucas Leal (SP) – 1.431


RESULTADOS DA ETAPA
MIRIM
1 Elivelton Santos (PB)
2 Lucas Silveira (RJ)
3 Igor Moraes (SP)
4 Alcides Lopes (SC)

FEMININO
1 Letícia Freitas (SP)
2 Karol Ribeiro (RJ)
3 Júlia Santos (SP)
4 Wendy Guimarães (RJ)

INICIANTE
1 Gustavo Ramos (SC)
2 Samuel Pupo (SP)
3 Arthur Chaves (RN)
4 Herbert Moreno (SP)

GROMMET
1 Samuel Pupo (SP)
2 Lucas Leal (SP)
3 João Vitor (RJ)
4 Mateus Herdy (SC)

TAG TEAM OVERBOARD
1 São Paulo – Marcos Correia, Wesley Dantas, Eduardo Mota e Dominik Pupo
2 Rio de Janeiro – Yuri Fernandes, Lucas Paes, Daniel Templar e Kayane Reis
3 Guarujá – Gabriel André, Léo Guimarães, Pedro Dib e Açucena Vaz
4 Outros estados – Elivelton Santos, Arthur Chaves, Luan Eugênio e Sandra Maria


todos os programas

todas as notícias

1 |  2 |  3 |  4 |  5 
Próxima