AGUARDE

CANAL WOOHOO

VAMOS?!
Adicionar ao favoritos

A linguagem dos guias turísticos “de bolso” ganhou o mundo virtual e agora invade a tela do Woohoo com o programa “Vamos?!”. De atrações consagradas até dicas inusitadas, o programa vai levar o assinante para viajar. Com imagens em alta definição e edição ágil e dinâmica, a nova atração do canal, visita efervescentes metrópoles, como Rio de Janeiro, até remotos e paradisíacos destinos, como a Costa Norte, da ilha havaiana de Oahu. Quinta-Feira às 23:00

CARREGANDO
  • 13º Episódio - Vamos?

  • 12º Episódio - Vamos

  • 11º Episódio - Vamos

  • 10º Episódio - Vamos

  • 9º Episódio - Vamos?

  • 8º Episódio - Vamos?

  • 7º Episódio - Vamos?

  • 6º Episódio - Vamos?

  • 5º Episódio - Vamos?

13º Episódio - Vamos?

O Vamos?! dessa semana, 20 de novembro, foi para Ericeira. Situada a 50 km a noroeste de Lisboa, capital de Portugal, Ericeira é uma pitoresca e simpática vila de pescadores  que tem o mar como fonte inspiradora.

Sendo a única reserva mundial de surf na Europa e a terceira no mundo, o local é conhecido mundialmente pelas condições ideias para a prática de surfe e  é um dos palcos escolhidos  para provas do circuito mundial do esporte. Tem ondas para todos os gostos. Seu mar se alterna entre pontos com fundo de rocha, os chamados point-breaks, e fundos de areia, os beachbreaks. Dispõe de praias com diferentes níveis de dificuldade oscilando entre picos onde não são permitidos quaisquer erros  e outros onde se pode aprender com facilidade e praticar sem riscos, o que é menos comum de se encontrar por lá.

Reza a lenda que o nome Ericeira significa, em sua origem, “Terra de ouriços”, devido aos numerosos ouriços-do-mar que abundavam nas suas praias. 

Aeroporto de Lisboa

Passagem Rio Lisboa: 1500 dólares

Distância entre lisboa e Ericeira: 45,3km ( 33 minutos de carro)

Localização:

-35 km a noroeste do centro deLisboa

-a 18 km de Sintra

-a 8 km de Mafra

Dados do Vilarejo:

12,19 km² de área

10260 habitantes

PRAIA DO MATADOURO

Em frente ao Parque de Campismo da Ericeira, nos deparamos com a Praia do Matadouro. Uma praia calma e segura, que tem uma grande laje à sua frente. Quando a maré está vazia, forma uma grande piscina mas com a maré cheia não é quase possível o mergulho devido às suas rochas. Apesar de ser muito procurada por surfistas, seu ponto fraco está relacionado com os problemas de erosão das arribas.

matadouro_640x240

MARIQUEIRAS E RESTAURANTES

Gastronomicamente, Ericeira é conhecida por sua qualidade de peixe fresco e marisco. Mais de 50 restaurantes e marisqueiras  oferecem uma grande variedade de pratos, alguns famosos e típicos da área  como o "puré de mariscos", "frango de caldeirada"  ou "sopa de cabozes”, que mistura caranguejo, badejo-biquinho e sopa de mexilhão.

RIBEIRA D’ILHAS

Localizada no ponto mais norte de Ericeira, a praia Ribeira D'Ilhas é reconhecida como reserva mundial de surfe  e sedia alguns campeonatos de surfe, até mesmo do circuito mundial. A praia  fica em um vale entre altas falésias e é cortada por um pequeno ribeiro de água doce, daí seu nome Ribeira D'ilhas…Suas famosas ondas trata-se de  direitas perfeitas, compridas, sobre fundo de pedra.

O fundo não é muito perigoso, embora possa dar problemas com a maré vazia. A onda tem a excelente particularidade de ser forte mas sem ser rápida. 

PRAIA DE SAO SEBASTIAO

A praia de São Sebastião adquiriu o seu nome devido à Capela de São Sebastião, construída no início do século XVI, no topo da falésia a Sul. O areal assume a forma de uma extensa língua que fica quase toda imersa na maré alta. O acesso é feito a partir de uma escadaria na zona sul que, no meio do percurso, tem uma pequena varanda para se apreciarem as vistas.

PRAIA DO ALGODIO

Também conhecida como Praia do Norte, a praia do Algodio tem acesso direto ao centro da Ericeira e é limitada a norte por um esporão rochoso natural, que a separa da praia de São Sebastião, e a Sul pelo porto de pesca. É um local muito popular e, possivelmente, uma das praias mais frequentadas no verão pelos banhistas. Ela possui um areal com tamanho razoável e o mar um pouco agitado.

ALUGUEL DE PRANCHAS ETC

Depois que a cidade de Peniche passou a ser palco de disputas do WCT, acabou se tornando grande rival de Ericeira  na briga pelo posto de Meca do surfe português. Mesmo sendo dona das melhores ondas, Ericeira também abriga os picos mais perigosos, nada indicados para quem está começando no esporte. Por isso, centenas de escolas de surfe e casas de aluguel de pranchas se espalham pelo vilarejo, com o objetivo de incentivar cada vez mais a prática e a cultura surfe.

HOSTEL 55

As hospedagens no vilarejo agrada à todos os gostos e bolsos. Nos corredores do Hostel 55, localizado na vila pesqueira de Ericeira, a apenas 5 minutos andando da praia, pode-se encontrar  o Elvis Presley, por exemplo. No banheiro, é possível esbarrar com o Bart Simpson. Você pode se sentir em Vegas ou na Jamaia, sem sair do hostel mais criativo  e super decorado de Portugal. Assinado pelo artista plástico João Cruz, a idéia é proporcionar uma estadia memorável aos clientes.

Mas não para por aí, o alojamento também oferece aulas de surfe para quem quiser se arriscar sobre as ondas.

Diárias:

Quarto duplo: 32 libras a 44 libras.

quarto triplo: 48 libras a 66 libras

Dormitório misto: 14 a 22 libras 

Hospedagem + aula de surfe: 41 a 50 libras

Tags: