AGUARDE
20 maio 2015

Wes Anderson projeta cafeteria para a Fundação Prada

O Bar Luce faz parte da nova sede da Fundação, que foi inaugurada no dia 9 de maio em Milão e conta com 19 mil m² voltados para as artes.

Projetado pelo cineasta norte-americano Wes Anderson, conhecido por sua linguagem única capaz de criar universos lúdicos, o Bar Luce recria, de modo original, a atmosfera de um típico café milanês. Basta analisar a fotografia de longas como A vida marinha com Steve Zissou e O Grande Hotel Budapeste, vencedor do Oscar 2015 de melhor Design de Produção, para perceber que o diretor tem um trabalho único na atualidade. Apesar de trabalhar com quadros simétricos em seus filmes, Anderson diz que não há um ângulo ideal no Bar Luce porque ele foi feito para a vida real, e deve ter vários cantinhos bons para comer, beber, conversar e ler.

Embora eu ache que ele daria um bom set de filmagem, acho que seria um lugar ainda melhor para escrever um filme. Eu tentei torná-lo um bar onde eu gostaria de passar minhas tardes de não-ficção.

Alguns dos detalhes arquitetônicos e decorativos da estrutura original foram preservados, como o teto em forma de arco, que recria uma versão “mini” do telhado de vidro da Galleria Vittorio Emanuele, um dos prédios mais simbólicos de Milão.

Interior da Galleria Vittorio Emanuele.

Interior da Galleria Vittorio Emanuele.

Na decoração, móveis vintage em tons pastel, que lembram o cenário de um filme de época de Wes, compõem a atmosfera com fliperamas e um jukebox, que reforça ainda mais esse clima dos anos 1950. O bar fica aberto das 9h às 22h e pretende ser ponto de encontro para os locais e para os turistas da cidade. Se você estiver de passagem por Milão, não deixe de conhecer o charme que é o nosso queridinho (desde já) Luce e, claro, a Fundação Prada.

Tags:
COMPARTILHAR