AGUARDE
19 setembro 2018

Santiago Muniz é coroado nos Jogos Mundiais de Surfe da ISA

Confira aqui as principais notícias dos esportes de ação e cultura dessa quarta-feira, 19 de setembro de 2018.

 

 

O quarto dia de competições do ISA World Surfing Games, que está rolando em Long Beach, em Tahara, no Japão, revelou o novo campeão mundial na categoria Open Masculino. E o coroado é um velho conhecido do evento. Aquele que em 2011 foi também consagrado na edição realizada no Panamá. Nascido na Argentina e criado em Bombinhas, Santa Catarina, no sul do Brasil, Santiago Muniz tem o esporte impresso em seu DNA. Irmão do ex-top da elite Alejo Muniz, o surfista chegou confiante à disputa e assinou performances impecáveis que lhe garantiram a medalha de ouro. 

Diferente dos primeiros dias de ações, as condições estavam muito difíceis, com ondas pequenas e inconsistentes. Para ficar com o título, Santiago teve que acabar com a festa da torcida local e totalizou 14.63 pontos, contra 13.67 do grande favorito Kanoa Igarashi, 12.93 do peruano Lucca Mesina e 9.96 do também representante do país sede da disputa, Shun Murakami. Com a vitória, Santi garantiu sua vaga nos Jogos Pan-Americanos de Lima, Peru, palco da estreia do surfe no tradicional evento multiesportivo em 2019.

Com o vice-campeonato Igarashi fez história ao assegurar a primeira medalha individual conquistada para o Japão ao longo de 54 anos de ISA Games. Um feito que ficará gravado na memória de todos os japoneses e que marca uma nova era do esporte no país. Único representante do Brasil na prova, Ian Gouveia caiu na sexta fase da repescagem. O integrante da elite mundial foi eliminado por Cody Young, do Canadá, e Gony Zubizarreta, da Espanha.

Entre as meninas, quatro atletas estão a um passo do pódio. A sul-africana Bianca Buitendag, a neozelandesa Paige Hareb e as australianas Sally Fitzgibbons e Holly Wawn se enfrentam na sexta fase e brigam por duas vagas na grande final.As duas derrotadas caem para a repescagem e aguardam mais duas adversárias. O round 8 da repescagem reúne  a francesa Justine Dupont e as norte-americanas Caitlin Simmers  e Summer Macedo. Em seguida, vão para a água a francesa  Pauline Ado, Philippa Anderson , representando a Austrália e Zoe McDougal , dos Estados Unidos.

 Por enquanto a batalha por equipes é liderada pelos Estados Unidos, com 3920 pontos. A Austrália aparece em segundo, com 3490, seguida pela França , com 3375 e Japão , com 3368.

 

 

Tags:
COMPARTILHAR