AGUARDE
24 novembro 2014

Portugal Silver Coast

A costa portuguesa (re)descoberta

Ruben Gonzalez é uma dessas figuras raras tão comuns no surfe português, Embaixador do Surf no concelho de Cascais, Campeão Europeu Sénior no Eurosurf 2013 e 4 vezes Campeão Nacional, competidor da mesma geração que deu Tiago Pires ao circuito mundial, Ruben arriscou uma saída mas preferiu ficar em casa e caçar ondas inusitadas e tenebrosas.

De sorriso fácil e pequena estatura, Ruben pode causar a impressão errada a primeira vista, trata-se de um dos maiores especialistas em ondas de consequência em toda Europa.

Em 2013 foi responsável pelo desbravamento da mítica onda do Cabo Raso, junto com José Ferreira e Miguel Blanco - protagonistas do documentário The Hidden Wave.

Inquieto, Ruben resolveu fazer uma série de vídeos para ajudar a divulgar a costa - e as ondas - portuguesas, chama-se Portugal Silver Coast.

O Woohoo conversou com Ruben para saber de mais detalhes do projeto...

 

Woohoo - Por que fazer um projeto que divulga as ondas de Portugal ? Imagina se a surfistada resolve ir mesmo…

Ruben Gonzalez  - Ahah! Essa foi boa! da surfistada vir toda para cá é boa ;)
Isso surgiu apenas de ver tanta coisa engraçada e bem feita acerca dos outros países que decidi fazer essa webséries.

Vejo filmes, clipes e entre outras edições lindas de ondas, surfistas e praias da Austrália, Brasil, Hawai e porque não fazer do meu país?
Daí surgiu esta ideia de fazer o "Portugal Silver Coast" que é a costa toda de Cascais à Nazaré. São 150 kms de paisagens lindas, ondas de todo o tipo a cada km que fazes, com sessões inéditas. Daí resolvi fazer isso.

Woohoo - Voce passou muito tempo competindo, foi tres vezes campeão nacional, e um grande companheiro do Tiago Pires na campanha do WQS. Ainda compete ?

Pode comentar sobre a cena competitiva atual em Portugal ?
Voce esta envolvido em algum tipo de treinamento para os surfistas mais jovens ?
RG - Alias fui 4 vezes campeão nacional. Sim ainda faço competições. Apenas a Liga Moche que é o circuito nacional e alguns WQS, aqueles que der para entrar. Gosto de competir porque o teu surfe fica atualizado e puxa por ti.

Se bem que estes últimos dois anos fiquei em 8º do ranking. A molecada está arrebentando ;)
O circuito português é hoje em dia o melhor da europa. Não tem nada igual a nível de organização, prize-money, nível de surf. Está simplesmente perfeito. Penso ser uma das grandes razões para os surfistas portugueses estarem a fazer bons resultados a nível mundial. 

 

O circuito português é hoje em dia o melhor da europa. Não tem nada igual a nível de organização, prize-money, nível de surf. Está simplesmente perfeito. Penso ser uma das grandes razões para os surfistas portugueses estarem a fazer bons resultados a nível mundial.

 

Sim, hoje em dia faço dois a três Training Camps por ano em Portugal juntamente com a Billabong para os miúdos entre os 8 e 15 anos.  São 4 dias de estagio em que passo 24h com os mais novos, mais cameraman, fotografo e preparador físico. É muito gratificante ver como eles absorvem minuto a minuto de cada Training camp. 

 

Woohoo - Quem escolhe as trilhas sonoras dos videos ? Pode me dar os nomes das musicas ?

RG - Quem escolhe a trilha sonora dos videos é a produtora com quem trabalho, que se chama "Boa onda produções".
Os nomes da musica são: "A House is not a Motel" Love e a ultima é Talisco " Dream Alone".

Woohoo - Descreve um pouco do que seria um dia perfeito para o Portugal Silver Coast ?

 

Um dia perfeito para o Portugal Silver Coast era surfar de manhã no Guincho com a direita da pedra dando tubos e junções incríveis para a manobra. Depois a hora de almoço surfar nos Coxos ou Cave, com 2 metros de onda quadrados e acabando o dia nos Super ou Nazaré com picos triangulares de 2 a 3 metros perfeito

 

RG - Um dia perfeito para o Portugal Silver Coast era surfar de manhã no Guincho com a direita da pedra dando tubos e junções incríveis para a manobra. Depois a hora de almoço surfar nos Coxos ou Cave, com 2 metros de onda quadrados e acabando o dia nos Super ou Nazaré com picos triangulares de 2 a 3 metros perfeito. Se bem que, fazer isso tudo num dia seria meio difícil né :)

 Woohoo - Voce disse que em Novembro vai sair o quarto capitulo da serie com a onda de Cabo Raso, onda mítica portuguesa.

Voce estava no seleto grupo dos pioneiros naquela onda, não ?
Conta como foi a primeira vez…

RG - A 3ª vai sair dentro de uma a duas semanas e a 4ª e ultima será da onda mitica do Cabo Raso. 
Sim. Aquilo é muita animal. Entro ali mesmo pelo desafio. A onda é muito poderosa e só tem pedra por todo o lado. Quando esta enorme é uma mistura de waimea e jaws. A primeira vez até foi meio tranquilo. Mas como o ser humano é um bicho insatisfeito e quer sempre mais, decidi um dia saltar das pedras e surfar aquilo com uns 10 pés. Ai sim! Fiquei arrepiado e só queria estar em terra são e salvo. Mas a surfada até correu bem e voltei lá mais vezes.

Woohoo - Voce ainda é o embaixador do concelho de Cascais ?

 

RG - Sim. Pelo facto de ser de Cascais e foi onde aprendi a fazer surf.  Depois, também pelo facto de ter tido uma boa carreira a nível europeu e nacional.

 

Woohoo - A carrinha do filme é mesmo sua ?

Quando e como (e ainda por que) comprou ?

RG - Não. A carrinha é de uma amigo meu. Alias ele tem várias e até aluga para pessoal que queira andar pela costa a passear. As carrinhas são lindas. Dá para cozinhar e dormir. È só parar no spot que quiser.

 

Tags:
COMPARTILHAR