AGUARDE
29 abril 2014

O Poder da Respiração

Mantenha-se aberto

A base estrutural da saúde, é ter um fluxo sanguíneo equilibrado. É através dessa corrente que o corpo irriga os nossos órgãos e tecidos com energia e nutrientes indispensáveis à manutenção da vida.

O que para alguns não é muito sensível num plano material, é a correlação direta entre a qualidade da nossa respiração e o desempenho do nosso sistema como um todo.  A respiração não somente controla a oxigenação das células, mas também o fluxo do fluido linfático. É lá que ficam contidos os glóbulos brancos, células responsáveis por funções vitais e de defesa do nosso organismo. Relacionada a essa função biológica, existe uma outra visão sobre o sistema respiratório um tanto mais profunda, que vai além da fisiologia em si. Essa abordagem conecta o nosso corpo físico e emocional, colocando a respiração, mais precisamente o seu condicionamento, diretamente associados ao plano sentimental de qualquer indivíduo, seja em uma situação momentânea ou habitual.

Isso também não é nenhuma novidade. Basta lembrar um momento de conquista e felicidade em sua vida. Ao recordar ou vivenciar um evento como esse, somos preenchidos por uma respiração ampla, gostosa e profunda. Já quando pensamos ou passamos por situações de estresse, a respiração se retém ficando curta e rasa.

O que de fato é importante para quem cultiva a saúde e o bem estar é levar a atenção sobre essa função neurovegetativa, pois ela pode funcionar como um indicador bastante útil. Quem observa a respiração, pode compreender mais a fundo os seus sentimentos e até transformá-los. A consciência sobre essa função pode ser decisiva no nosso desempenho esportivo, artístico, profissional ou afetivo. Afinal de contas, as emoções impactam no nosso plano físico e limitam o nosso corpo. Para os que buscam a alta performance na vida de uma maneira geral, sutilizar os seus sentidos ao ponto de se perceber através da respiração é fundamental.

Entender o quão aberto estamos para receber e observar o mundo a nossa volta está ligado ao quão capazes estamos em desenvolver a nossa percepção numa dimensão mais ampla e sensorial. Pois inspirar as nossas vidas requer atenção a tudo aquilo que sentimos. Liberte o poder da respiração e perceba-se.

 

Tags:
COMPARTILHAR