AGUARDE
26 junho 2018

Iain Campbell é o grande campeão do Itacoatiara Pro 2018

 

O sul-africano Iain Campbell é o grande vencedor do Itacoatiara Pro 2018. Atual campeão mundial, Iain dominou o último dia de competições cravando o único dez unânime de todo evento e na final superou seu compatriota Tristan Roberts para comemorar o título no Brasil pela primeira vez. Com a vitória, Iain assume também a liderança do APB World Tour após as etapas de Arica e Itacoatiara.

“É uma sensação incrível vencer no Brasil. Sempre que veio para cá eu tenho um apoio enorme dos brasileiros e a perna sul-americana foi muito boa para mim. Eu tenho feito um bom trabalho na África do Sul, com um suporte enorme dos profissionais que me acompanham e isso tem dado certo. Agora é hora de voltar para casa e descansar antes da etapa da Austrália”, disse Iain Campbell logo após conquistar o título.

Iain Campbell - Foto: Tony D´Andrea/Itacoatiara Pro

Com apenas 27 anos, Iain tem mostrado um desempenho incrível nos últimos anos. Dos onze últimos eventos que participou, Iain fez pódio em nove deles. Em Itacoatiara, o sul-africano arrancou o único dez da competição na semifinal diante do francês Pierre Louis Costes. “Foi uma onda incrível. Quando eu sai do tubo e vi a rampa sabia que podia tentar mais alguma coisa e saiu o invertido aéreo”, explica.

Essa foi a primeira vez na história do APB World Tour que dois sul-africanos fizeram a final. Campeão das etapas de Port Alfred (África do Sul) e Antofagasta (Chile), Tristan chegou a sua terceira disputa de título e se mostrou contente com o resultado. “Claro que eu queria ter sido campeão, mas fico feliz em ter feito final com meu amigo. A gente mora perto um do outro e sempre que dá surfamos juntos. Meu ano tem sido bem consistente e espero manter o alto nível nas próximas etapas”, disse Tristan.

Tristan Roberts - Foto: Tony D´Andrea/Itacoatiara Pro

Semifinalistas da competição, Jared Houston (AFS) e Pierre Louis Costes (FRA) fizeram ótimas campanhas ao longo dos dias em Itacoatiara. Jared confirmou a boa fase com mais um terceiro lugar, repetindo a classificação de Arica, e Pierre também somou mais um importante resultado no ranking após vir de um vice-campeonato na etapa chilena do Tour Mundial.

Eder Luciano foi o melhor brasileiro na competição fechando a disputa no quinto lugar. O catarinense foi eliminando no último duelo das quartas para o campeão do evento, Iain Campbell.

Pierre Louis Costes - Foto: Tony D´Andrea/Itacoatiara Pro

Com o término da etapa do Circuito Mundial, as atenções serão todas para o Itacoatiara Pro Serie Brasil, válida como segunda etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboarding. A competição começa na quinta-feira (28) reunindo aproximadamente 160 atletas de 13 estados.

Final – Campeão 10.000 pontos/ 2º colocado 8.000 pontos

#1 - Tristan Roberts (AFS) 7,75 x 13,25 Iain Campbell (AFS)

Semi – 1º avança para a final/ 2º eliminado = 3º lugar no campeonato, 7.000 pontos

#1 – Jared Houston (AFS) 12,00 x 14,00 Tristan Roberts (AFS)

#2 – Pierre Louis Costes (FRA) 9,50 x 16,75 Iain Campbell (AFS)

Quartas – 1º avança para as semifinais/ 2º eliminado = 5º lugar no campeonato, 5.000 pontos

#1 – Maxime Castillo (FRA) 8,50  x 9,25 Jared Houston (AFS)

#2 – Tristan Roberts (AFS) 12,50 x 12,25 Tanner McDaniel (HAV)

#3 – Pierre Louis Costes (FRA) 13,50 x 8,85 Alan Munoz (CHI)

#4 – Iain Campbell (AFS) 11,25 x 7,80 Eder Luciano (BRA)

 

Itacoatiara Pro – Galeria de campeões

2012 – Dave Winchester (Austrália)

2013 – Amaury Lavernhe (Ilhas Reunião)

2014 – Jared Houston (África do Sul)

2015 – Amaury Lavernhe (Ilhas Reunião)

2016 – Alex Uranga (País Basco)

2017 – Diego Cabrera (Ilhas Canárias)

2018 – Iain Campbell (África do Sul)

 

Tags:
COMPARTILHAR