AGUARDE
20 setembro 2017

Piscina de ondas + WSL - Aconteceu!

Piscina de ondas do Kelly Slater sedia evento teste da WSL

De carona com a realização da etapa de Trestles, na Califórnia, Estados Unidos, a World Surf League e a KSwaveCo (piscina de ondas do Kelly) realizaram a primeira disputa entre os maiores surfistas do mundo.

Sem muita divulgação, o evento fechado para os competidores e equipe técnica da WSL, aconteceu no dia 19 de setembro em Lemoore, na Califórnia, sede do “Rancho de surfe do Kelly Slater”. A intenção da entidade, que rege o tour mundial de surfe, foi testar, com a presença de suas estrelas, um formato para possíveis provas.

A notícia que chegou nos ouvidos dos fãs da modalidade gerou muito burburinho, mas a batalha não foi transmitida ao vivo, porque assim como os surfistas estavam testando a onda e analisando modelos de competição, a equipe da transmissão também estava estudando uma nova forma de transmissão.

Nesse ponto há quem acredite que esse seja um possível caminho para a WSL começar a comercializar as transmissões. Apesar da alta audiência no mundo todo, a WSL não fatura diretamente com as exibições ao vivo, apesar desse ponto ser um dos mais altos na folha de gastos de um evento da elite.

Diante desse momento histórico da piscina de ondas do Kelly Slater, é claro que o maior mito do esporte tinha que estar presente. Mesmo não 100% recuperado da fratura sofrida em J-Bay, o 11 vezes campeão mundial participu da batalha e não se arrependeu.

Não me preocupa ter que ficar mais um mês para me recuperar. Valeu a pena.

A disputa começou com as mulheres que na primeira fase surfaram mais as direitas por conta do vento que estava dificultando o surfe para as esquerdas. 

Nas fases preliminares, cada surfista pode pegar duas ondas para a esquerda e duas para a direita. A maior nota de cada frontside e a maior de backside entrou para o somatório, que foi definindo quem seguia na competição. 

Enquanto alguns favoritos ficaram pelo caminho como o atual campeão mundial John John Florence outros seguindo garantindo o espetáculo e comandando o show. Extremamente à vontade para as decolagens, Filipe Toledo, que venceu a etapa de Trestles, ficou chocado com a qualidade das ondas e deu um show para o público exclusivo.

“É perfeito. Essa é a onda que nós sempre sonhamos, que a gente desenhava no papel. É um sonho poder entubar por 20 segundos e saí da onda com várias rasgadas e finalizar a onda. A cabeça pira!”

Os campeões dessa prova foram Carissa Moore e Gabriel Medina, que mesmo com o favoritismo em torno do Filipinho, venceu. 

Além da equipe técnica da Word Surf League, que estava ali para fazer os ajustes, o Rancho do surfe do Kelly Slater também recebeu lendas do esporte como Shaun Tomson, Wayne “Rabbit”Bartholomew, Mark Richards, Ian Cairns e Peter Towned e celebridades fora do universo do surfe, mas admiradores do esporte como Eddie Vedder, que é amigo do Kelly e aceitou o convite dele para assistir esse fato histórico para a modalidade.

Tags:
COMPARTILHAR