AGUARDE
22 fevereiro 2017

30 anos sem Andy Warhol

No dia 22 de fevereiro de 1987, o mundo perdeu um dos maiores artistas da época.

Andrew Warhola, mais conhecido como Andy Warhol, nasceu na cidade de Pittsburgh, no dia 6 de agosto de 1928. Apesar de ter nascido nos Estados Unidos, seus pais eram imigrantes do norte da Eslováquia, e vieram para a América após o término da Primeira Guerra Mundial.

Nos primeiros anos de estudo, Warhol teve coréia, uma doença do sistema nervoso que provoca movimentos involuntários das extremidades e causa manchas de pigmentação na pele. Quando criança ligou-se fortemente à mãe, por se sentir excluído entre seus colegas. Warhol depois descreveu que esse período foi muito importante no desenvolvimento da sua personalidade. Aos 17 anos, entrou no Instituto de Tecnologia de Carnegie, em Pittsburgh onde se graduou em Design. Logo após mudou-se para Nova York e começou a trabalhar como ilustrador em importantes revistas, como Vogue e The New Yorker.

Sua trajetória de sucesso iniciou-se neste momento. Em 1952, Andy fez sua primeira mostra individual na Hugo Galley onde exibiu quinze desenhos baseados na obra de Truman Capote. Esta série de trabalhos foi mostrada em diversos lugares durante os anos 50, incluindo o MoMa e o Museu de Arte Moderna de Nova York.

Nos anos 60, o artista reinventou a pop art e reproduziu a maioria das suas grandes obras sobre temas do cotidiano, como as reproduções das latas de sopas Campbell e a garrafa de Coca-Cola, além de rostos de figuras conhecidas como Marilyn Monroe, Liz Taylor e Michael Jackson.

 

Além de um dos principais representantes da Pop Art, Andy era pintor e cineasta. O artista nos deixou no dia 22 de fevereiro de 1987 em Nova York.

Tags:
COMPARTILHAR