AGUARDE
17 abril 2015

"É Tudo Verdade" homenageia gigantes

Festival de documentários traz mais de cem títulos em sessões gratuitas.

A vigésima edição de uma das mostras de cinema mais importantes do Brasil já está rolando no Rio de Janeiro e em São Paulo desde o dia 9 de abril. O festival de documentários “É Tudo Verdade”, está trazendo às telas 109 títulos de 31 países em sessões gratuitas, que se estendem até 19 de abril.

Para comemorar as duas décadas do festival, a organização preparou uma “retrospectiva aos pares”, selecionando uma série de filmes de diversos anos do evento para serem vistos em duplas, mostrando duas visões diferentes sobre temas semelhantes.O último filme de Eduardo Coutinho, denominado “Últimas Conversas”, foi o escolhido para abrir o festival. Na produção, o diretor entrevista jovens cariocas, alunos da rede pública do Rio de Janeiro. O renomado cineasta, que foi assassinado no ano passado pelo próprio filho esquizofrênico, começou na mostra como jurado, participou de debates e já foi homenageado várias vezes ao longo de sua carreira.

Outro destaque é a exibição do filme “CitzenFour”, de Laura Poitras, vencedor do Oscar de Melhor documentário em 2015. A trama descreve o escândalo de espionagem pela NSA e como se deram os encontros com Edward Snowden antes e depois de sua identidade ser revelada ao público.

O festival ainda homenageia Vladimir Carvalho por seus 80 anos e Orson Welles, pelos 100 anos que completaria. Neste ano, pela primeira vez, o “É Tudo Verdade" passa a ser um evento classificatório para o Oscar.Os filmes vencedores das disputas de melhor documentário brasileiro de curta-metragem e melhor documentário internacional de curta adquirem automaticamente o direito de inscrever-se para a disputa do Oscar de melhor documentário de curta-metragem do ano, sendo dispensados da exigência da estreia em salas em Los Angeles e Manhattan.

Vladimir Carvalho é um documentarista Paraibano. Foto: Sergio Amaral

Orson Welles foi um cineasta estadunidense autor de "Cidadão Kane".

Confira a programação completa no site do evento:

 

Rio de Janeiro:

http://etudoverdade.com.br/_pdf/_programacao/programacao-4.pdf

 

São Paulo:

http://etudoverdade.com.br/_pdf/_programacao/programacao-5.pdf

Tags:
COMPARTILHAR